Eventos Orçamentos Dúvidas on-line

Depoimento

Diretor Técnico
Dra. Maria Paula Tanaka
crm/sp 78.499

DIETA ESPECIALIZADA / REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Com mundo globalizado, a falta de tempo, o consumo de alimentos industrializados, fast food e o sedentarismo, o número de pessoas obesas ou com doença crônico-degenerativas (diabetes, colesterol, hipertensão, etc) cresce de maneira progressiva.
Os EUA hoje é a população mais obesa do mundo.
Dados como esses, fazem crescer a cada dia, a preocupação das pessoas em comer bem.
 
E o que é comer bem em termos NUTRICIONAIS?
Ter uma alimentação equilibrada com a quantidade correta dos grupos: Proteínas (colocar link nesses azuis – explicação abaixo), Carboidratos, Gorduras, Fibras, Vitaminas e Sais Minerais, ofertando ao organismo tudo o que ele necessita para um ótimo funcionamento;
  • É sentir prazer ao ingerir esses alimentos;
  • É sentir saciedade ao fazer as refeições;
  • É diminuir ou eliminar os sinais e sintomas provocados pela patologia/enfermidade, melhorar recuperação cirúrgica e, o mais importante: manter o organismo saudável e bonito ao longo de toda vida!;
  • É entender, saber combinar, redescobrir e pesquisar os inúmeros tipos de alimentos e preparações alimentares existentes.

E quais os benefícios dessa alimentação equilibrada?

  • Saúde
  • Bem estar
  • Qualidade de Vida
  • Auto Estima

Para que isso seja realizado, é necessário passar por um processo de reeducação alimentar, ou seja:
 
Reeducar os hábitos adquiridos durante toda a vida, de acordo os aspectos culturais, familiares, patológicos, gostos e aversões, religião, etc e adequá-los à necessidades calóricas, calculadas através de IMC, composição corporal, atividade física, quadro clínico e nutricional.
 
Com esses dados o profissional consegue calcular um cardápio/dieta voltado às suas necessidades e, o mais importante, à sua realidade!
 
Na NOVA KAPEL, você conta com um Nutricionista especializado, voltado a atender suas maiores peculiaridades!
 
CONSULTA COM NUTRICIONISTA

O que inclui a consulta:

  • Avaliação Nutricional (peso, peso ósseo, % de gordura corporal, medidas antropométricas e % de água);
  • Necessidades Energéticas Totais – Calculadas de acordo com os dados da Avaliação Nutricional, bem como a atividade física do paciente;
  • Avaliação dos hábitos alimentares com orientações;
  • Exemplo de dieta de acordo com as calorias necessárias para o paciente;
  • Lista de alimentos por grupos alimentares.
  • Além disso, temos outros serviços personalizados, como:
  • Cardápio ESPECIALIZADO, de acordo com a vida cotidiana, horários, freqüências, etc. para 01, 02 ou 04 semanas;
  • Elaboração de lista de compras de supermercado.

NUTRIENTES
PROTEÍNAS - (Recomendação de 15% das necessidades energéticas totais) * indivíduos normais:
 
São conjuntos de aminoácidos (essências e não essências), ligado através de ligações peptídicas. As proteínas têm função construtora no organismo. São responsáveis pela formação dos nossos músculos, além da formação de enzimas, hormônios e líquidos corporais, como anticorpos que estão envolvidos na função do sistema imunológico.
 
Além disso, contribuem para homeostase do organismo (equilíbrio).
 
Cada grama de proteína fornece 4 kcal.
 
Os aminoácidos essências são aqueles não produzidos pelo organismo e que precisam ser ingeridos pelo indivíduo, pois apresentam funções primordiais no metabolismo. São exemplos desse tipo de aminoácido a cistina e a metionina, presentes no arroz e no feijão respectivamente.
 
Os aminoácidos não essenciais são produzidos pelo organismo, porém, também necessitamos da ingestão dos mesmos.
 
São alimentos fontes de proteínas: carne bovina, aves, peixes, produtos lácteos, ovos, feijão de soja, amendoim, ervilha e lentilha.

CARBOIDRATOS - (Recomendação de 60% das necessidades energéticas totais) * indivíduos normais.
 
Os carboidratos são macronutrientes que fornecem energia para o nosso organismo. Eles são divididos de acordo com a sua estrutura química em monossacarídeos (glicose, galactose, frutose), dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose) e polissacarídeos (amido e glicogênio). Os mono e os dissacarídeos são considerados açúcares simples porque são mais facilmente digeridos que os polissacarídeos. Entre os simples estão o mel, o açúcar de mesa, das frutas e do leite. Entre os complexos, estão os pães, as massas e os cereais.
 
Cada grama de carboidrato fornece 4 kcal/g para o organismo.
 
GORDURAS - (Recomendação de 20 a 25% das necessidades energéticas totais) * indivíduos normais:
 
As gorduras são compostas por ácidos graxos saturados e insaturados (mono- insaturados e poliinsaturados). Fornecem 9 kcal/g ao organismo. Os ácidos graxos são essenciais para a vida e o funcionamento normal de nossas células, participam de inúmeros processos químicos de nosso corpo e são utilizadas na produção de hormônios e prostaglandinas. Entretanto, devemos nos atentar à qualidade das gorduras que consumimos.
 
GORDURAS SATURADAS
As gorduras saturadas são encontradas em alimentos como a carne, os produtos lácteos, a banha e os ovos. É maléfica à saúde quando consumida em excesso, pois fica depositada na parede das artérias impedindo a circulação do sangue.
 
GORDURAS TRANS
As gorduras trans têm ação semelhante no nosso organismo às gorduras saturadas, e por isso precisam ser consumidas com moderação.
Essas gorduras além de elevar a concentração de LDL ( “colesterol ruim”), também têm o potencial de diminuir os níveis plasmáticos de HDL ( “colesterol bom”).
Ela está presente nos salgadinho de pacote, batatinha frita das lanchonetes fast food, na maioria das margarinas, pipoca de microondas, bolos e tortas industrializadas e nas bolachas.
 
GORDURAS INSATURADAS (MONO E POLIINSATURADAS)
Essas gorduras contribuem para uma redução dos níveis de colesterol sanguíneo, atuando principalmente na redução do colesterol ruim, o LDL. Exemplos desses óleos são os de canola, milho, girassol, soja e oliva.
 
As gorduras poliinsaturadas ômega- 6 e ômega-3 e as gorduras monoinsaturadas, devem ser consumidas em proporções maiores, porém dentro do recomendado.
As gorduras monoinsaturadas estão presentes no azeite de oliva, abacate e amendoim. Além de também possuir o potencial de abaixar o colesterol total, ela tem a vantagem de diminuir o LDL, evitando a formação de placas aterogênicas.
 
Os peixes são as principais fontes de ômega-3 na dieta humana, e os óleos vegetais, sementes e nozes são as principais fontes de ômega-6.

Site: http://www.fabianaalbanesi.com.br

Leia Mais